Pedágios: vice-governador fala da possibilidade da Ecosul manter-se com as concessões da BR-116

Na manhã desta quarta-feira (31), o vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza (MDB), concedeu entrevista ao Programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha de Porto Alegre. Ele repercutiu sobre a situação dos pedágios na Zona Sul do Estado, que estão sob a concessão da empresa Ecosul e a informação que está no Diário Oficial da União sobre os trechos de rodovias que fazem parte do programa nacional de desestatização.

Sobre a questão rodoviária na Zona Sul, Souza afirma ser uma área que possuí uma importância estratégica na questão logística do Estado. Ele diz que o Governo Federal afirma haver uma intenção de que em 2025 sejam lançados os editais para administração da rodovia e também há uma possibilidade de antecipação ainda para este ano:

“É uma tarefa complexa, na medida em que tem aí uma série de projetos, modelagem, tecnologias novas como é o caso do free flow, que eles querem utilizar. E nesse contexto então vão partir sim com um programa de concessões de rodovias que é basicamente a concessão para iniciativa privada que se remunera através da tarifa paga pelos usuários”, destaca o político.

Souza destaca que nesta terça-feira (30), foi discutido no Ministério de Transportes a situação das rodovias sob a gestão da Ecosul:

“Há uma discussão de uma possível antecipação da renovação da concessão federal para que se antecipe investimentos e reduza a tarifa. Essa modelagem da Ecosul é muito antiga e está em desuso. Há uma discussão sim, travada na ANTT sobre antecipação”, diz o vice-governador.

Questionado sobre a possibilidade das rodovias sob a gestão da Ecosul entrar em um pacote único com outras rodovias a vencer na BR-116:

“Nós dependemos do fato que o Governo Federal está encaminhando a discussão da possibilidade de antecipar a renovação e mudando a modelagem. Mantendo a mesma concessionária e mudando a modelagem”, destaca Souza.

Souza cita que o secretário executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, aponta que nesse sistema haveria uma mudança de modelagem, com a possibilidade de uma redução do valor para a metade da tarifa e a possibilidade de uso de free flow na rodovia.

Nesta quarta-feira (31), foi publicada no Diário Oficial da União a lista do Estado oficializando a intenção com o governo federal para a desestatização de pedágios. A inclusão abrange sete trechos de rodovias gaúchas no Programa Nacional de Desestatização (PND).

Com isso, o RS tem a maioria do total de 14 novos trechos cuja administração será transferida para a iniciativa privada — o que inclui ainda rodovias em Goiás (2), Mato Grosso (3) e Rondônia (2).

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